31 de julho de 2013

CAPACITAÇÕES



A Sigmund Freud Associação Psicanalítica integra desde janeiro de 2013, o Projeto Clínicas do Testemunho. Proposto pelo Ministério de Justiça/ Comissão de Anistia, visa promover, conforme edital público: núcleos de atenção psicológica aos afetados pela violência de Estado entre os anos de 1946 a 1988; capacitação de profissionais e formulação de insumos de referência para aproveitamento profissional múltiplo.


Capacitações

Objetivo: sensibilizar os profissionais do setor público que atuem direta ou indiretamente junto a pessoas que sofram violência de Estado, de forma a identificar e pensar estratégias de trabalho junto a esse público.  

Local e inscrições: Sede da SIG – Rua Marquês do Herval, 375 – Porto Alegre
Horário: das 9h às 13h.

1. História - 08 /08/2013
Apresentação do Projeto e da Metodologia. História da violência de Estado na ditadura civil-militar no Brasil e seus reflexos nos dias atuais.
Claudia Perrone. Psicanalista, professora da Universidade Federal de Santa Maria e Alexei Indursky. Psicólogo, doutorando na Universidade Paris VII.

2. Memória e Testemunho - 22/ 08/2013
Trabalhar as esferas de memória individual, coletiva e histórica. Demonstrar, através do estudo sobre o movimento de transição entre a ditadura civil-militar, os  desdobramentos do silêncio tanto na esfera individual como na coletiva, onde as políticas de auto-anistia marcaram a memória histórica.  
Luciana Knijnik. Psicóloga. Mestre em Psicologia Social UFF. Doutoranda em Psicologia Social na UFRGS e Alexei Indursky. Psicólogo, doutorando na Universidade Paris VII. 

3. Trauma e Repetição - 05/09/2013
Trabalhar, na perspectiva da psicanálise, a repetição e a temporalidade no que se refere à lembrança e o esquecimento e o trauma em suas possibilidades de elaboração. 
Bárbara de Souza Conte e Eurema Gallo de Moraes. Psicanalistas. Membros Plenos da SIG. 

4. Estratégias de Cuidado e Escuta - 12/09/2013
Trabalhar as estratégias de cuidado e de escuta. Relatos de experiências no âmbito dos direitos humanos nas comunidades e populações de vulnerabilidade e risco. 

Alice de Marchi Pereira de Souza. Psicóloga. Doutoranda da Universidade Federal Fluminense e Alexei Indursky. Psicólogo. Doutorando na Universidade Paris VII.

Inscrições e Informações na sede da SIG – Tel: 51.3062-7400

Nenhum comentário: